Categorias
História do Brasil

QUANTOS FILHOS DOM PEDRO I E DONA LEOPOLDINA TIVERAM?

Quando Dona Maria da Glória nasceu, Dom Pedro I não ficou chateado por ser uma menina, muito pelo contrário, há relatos que o imperador andava com a herdeira em seus braços apresentando-a a todos com maior alegria.

Ao todo, Dona Leopoldina engravidou oito vezes, mas sofreu dois abortos e apenas quatro filhos chegaram a idade adulta.

A primogênita Princesa Maria da Glória, futura Rainha Maria II de Portugal, nasceu em 4 de abril de 1819, viveu 34 anos (1819–1853). Quando Dona Maria da Glória nasceu, Dom Pedro I não ficou chateado por ser uma menina, muito pelo contrário, há relatos que o imperador andava com a herdeira em seus braços apresentando-a a todos com maior alegria.

2º Príncipe Miguel de Bragança, criança que Dona Leopoldina perdeu em 26 de abril de 1820. Na verdade a história dessa criança é um mistério, pois existem muitas divergências sobre as datas. Algumas fontes afirmam que no final de novembro de 1819, Leopoldina sofreu o que em um primeiro momento foi considerado um aborto. Em carta escreveu a sua irmã Maria Luísa, imperatriz da França:

“Depois de dois meses julgando estar grávida, expeli uma porção imundice a ponto de o parteiro daqui me dizer que tive sorte”

— Dona Leopoldina em carta a sua irmã Maria Luísa

Em outra carta, essa direcionada a sua tia materna Maria Amélia de Orleans (Rainha da França), Leopoldina explicou:

“Estava muito fraca devido a um aborto que tive há quinze dias”

— Dona Leopoldina em carta a sua tia Maria Amélia

Na verdade algumas fontes afirmam que não foi possível identificar o sexo do feto e que o nome não tinha sido escolhido ainda.

Príncipe João Carlos de Bragança nasceu em 6 de março de 1821. Falecido aos 11 meses de vida. Se você quiser saber o que levou a morte do jovem príncipe João Carlos, assista o vídeo:

Canal Apaixonados por História

 Princessa Januária de Bragança nasceu em 11 de março de 1822, viveu 79 anos. Futura condessa de Áquila.

5ª Princesa Paula Mariana de Bragança, nasceu em 17 de fevereiro de 1823, viveu apenas 9 anos. A princesinha tinha uma saúde extremamente frágil, ficava doente constantemente e acabou falecendo em 1833. 

Princesa Paula Mariana de Bragança, acervo da Biblioteca Nacional Austríaca

Princesa Francisca de Bragança, nasceu em 2 de agosto de 1824, viveu 73 anos. Futura Princesa de Joinville.

7º Príncipe Pedro de Alcântara, futuro imperador do Brasil Dom Pedro II, nasceu em 2 de dezembro de 1825 e viveu 66 anos.

Príncipe Pedro de Alcântara, acervo da Biblioteca Nacional Austríaca

Condições de compartilhamento: Permitimos o compartilhamento do texto, ou parte dele, desde que cite a fonte dessa forma:
RIBEIRO, Sabrina. Quantos filhos Dom Pedro I e Dona Leopoldina tiveram? Canal Apaixonados por História – Professora Sabrina Ribeiro, São Paulo, 6 de julho de 2020. Disponível em: https://apaixonadosporhistoriacanal.com/2020/07/06/quantos-filhos-dom-pedro-i-e-dona-leopoldina-tiveram/

Em meados de outubro de 1826 Dona Leopoldina engravidou novamente, porém a imperatriz que já estava doente sofreu uma infecção uterina ou puerperal e acabou abortando um feto masculino em 2 de dezembro de 1826.

O Dr. Vicente Navarro de Andrade, Barão de Inhomerim, médico luso-brasileiro relatou sobre o dia dois de dezembro:

[…] Pela volta de uma hora manifestaram-se os sinais de contração de útero, e começou o trabalho de um parto prematuro, rompendo-o as águas com pouca demora e realizando-se pelas duas horas, o aparecimento de um feto do sexo masculino, que mostrava ter de dois e meio a três meses; pareceu pela inspeção que a cessação de sua vida era mui recente, preparada talvez por efeito do crescimento febril e desordem extraordinária do sistema nervoso havidos no dia 30 de novembro […]

ASSISTA O VÍDEO NO CANAL APAIXONADOS POR HISTÓRIA:

Canal Apaixonados por História

Nove dias após o aborto, Dona Leopoldina faleceu. Se você quiser saber como a nossa primeira imperatriz faleceu, assista o vídeo:

CANAL APAIXONADOS POR HISTÓRIA

GOSTOU? AVALIE O NOSSO TRABALHO CLICANDO NAS ESTRELAS ABAIXO!

Avaliação: 4 de 5.

FONTES & LIVROS: https://www.onb.ac.at/

REZZUTTI, Paulo. D. Pedro: O homem revelado por cartas e documentos inéditos. Editora: LeYa.

REZZUTTI, Paulo. D. Leopoldina: a história não contada. A mulher que arquitetou a Independência do Brasil. Editora: LeYa.

Por Apaixonados por História - Professora Sabrina Ribeiro

O Canal Apaixonados por História foi criado no dia 11 de janeiro de 2020 pela historiadora, pesquisadora e Professora Sabrina Ribeiro.

O principal objetivo do canal é transmitir a fascinante história do Brasil a todos que são apaixonados por história assim como eu.
Todos os vídeos do canal são produzidos e baseados em fontes e livros que são colocados na descrição dos vídeos.
Nosso objetivo é informar a todos sobre histórias que não aprendemos ou aprendemos muito pouco na escola e no Ensino Médio.
Não defendemos ideologias ou partidos políticos.O canal tem um posicionamento neutro sobre esses assuntos. Nosso foco é informar a História.
Sua opinião será sempre bem vinda, desde que com educação e respeito você a manifeste.

E se você também é um apaixonado por história, não se esqueça de curtir os vídeos e se inscrever no canal. Deixe a sua crítica ou sugestão de vídeos nos comentários. Valorize a história do Brasil e compartilhe os vídeos com seus amigos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s