Categorias
História do Brasil

AS JOIAS DA IMPERATRIZ LEOPOLDINA

O par de brincos possuía na parte de trás a letra L de Leopoldina. Especula-se que essa resina pode ser âmbar, uma resina fóssil usada como gema com características singulares.

Medalhão dado a Leopoldina com o retrato de Dom Pedro I. Descrição: “Uma medalha com o retrato de Sua Majestade o imperador, cujo o círculo tem 17 brilhantes grandes quadrados que não são muito iguais na cor nem em tamanho, tem mais 3 ditos empregados na coroa que servem de arremate para a mesma medalha. Advertindo que um dos três é muito maior que todos os outros, tem mais outros muitos miúdos de vários tamanhos, prende esta mesma medalha em um colar que tem 82 ditos brilhantes que seguem do meio para as pontas gradualmente de maior para menor.” 

Amelie of Leuchtenberg-Beauharnaus cerca de 1830, ostentando o medalhão com o retrato de Dom Pedro.

Toucado com armação metálica e alguns ornamentos que indicam ser de prata. Brincos de brilhantes com o famoso retrato de Dom Pedro I.

Maria Leopoldina of Austria, por Jean-Baptiste Debret

Durante a exumação feita nos remanescentes humanos da Imperatriz, foram encontrados um par de brincos em ouro 18 quilates que Dona Leopoldina foi sepultada, possivelmente um par de brincos que ela ganhou ainda bebê, pois na Áustria era comum presentear bebês com peças compostas por âmbar, que ajuda a aliviar as dores da primeira dentição da criança. O par de brincos possuía na parte de trás a letra L de Leopoldina. Especula-se que essa resina pode ser âmbar, uma resina fóssil usada como gema com características singulares.

Foto: Beatriz Monteiro – Arquivo Pessoal Valdirene Ambiel

Tiara provavelmente em ouro, pérolas de cor champanhe e dourado.

Maria Leopoldina of Austria, por Joseph Kreutzinger.

Condições de compartilhamento: Permitimos o compartilhamento do texto, ou parte dele, desde que cite a fonte desta forma:
RIBEIRO, Sabrina. As joias da Imperatriz Leopoldina. Canal Apaixonados por História – Professora Sabrina Ribeiro, São Paulo, 18 de julho de 2020. Disponível em: https://apaixonadosporhistoriacanal.com/2020/07/18/as-joias-da-imperatriz-leopoldina/

Mesmo não existindo nenhum retrato da imperatriz usando esse colar, nem nenhum documento comprovando que pertencia a ela, acredita-se que era dela. Este colar e par de brincos possuem muitos significados, representam a riqueza do Império. A peça foi confeccionada em ouro filigranado, esmalte branco, esmeraldas e rubis.

Acervo Museu Imperial de Petrópolis.

Par de brincos e colar de pérolas. Tecido bordado com pedraria azul.

Arquiduquesa Leopoldina (Biblioteca Nacional da Áustria)

Toucado de plumas bordado com elementos metálico, brincos de brilhantes e o famoso medalhão com o retrato de Dom Pedro I.

Dom Pedro e Dona Leopoldina, por Arnaus Pallière.
Gostaria de enfatizar que apesar de todo o luxo destacado nas fotos, a Imperatriz faleceu endividada, pois doou a muitas de suas joias e bens para suprir as necessidades de brasileiros que estavam em situação de miséria. Dona Leopoldina ajudou incontáveis famílias e enfermos durante sua vida.

“Nenhuma joia foi e é mais preciosa do que o bom coração caridoso de Dona Leopoldina.”

ASSISTA O VÍDEO NO CANAL APAIXONADOS POR HISTÓRIA:

Canal Apaixonados por História

GOSTOU? AVALIE O NOSSO TRABALHO CLICANDO NAS ESTRELAS ABAIXO!

Avaliação: 4 de 5.

Por Apaixonados por História - Professora Sabrina Ribeiro

O Canal Apaixonados por História foi criado no dia 11 de janeiro de 2020 pela historiadora, pesquisadora e Professora Sabrina Ribeiro.

O principal objetivo do canal é transmitir a fascinante história do Brasil a todos que são apaixonados por história assim como eu.
Todos os vídeos do canal são produzidos e baseados em fontes e livros que são colocados na descrição dos vídeos.
Nosso objetivo é informar a todos sobre histórias que não aprendemos ou aprendemos muito pouco na escola e no Ensino Médio.
Não defendemos ideologias ou partidos políticos.O canal tem um posicionamento neutro sobre esses assuntos. Nosso foco é informar a História.
Sua opinião será sempre bem vinda, desde que com educação e respeito você a manifeste.

E se você também é um apaixonado por história, não se esqueça de curtir os vídeos e se inscrever no canal. Deixe a sua crítica ou sugestão de vídeos nos comentários. Valorize a história do Brasil e compartilhe os vídeos com seus amigos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s