Medalhão dado a Leopoldina com o retrato de Dom Pedro I. Descrição: “Uma medalha com o retrato de Sua Majestade o imperador, cujo o círculo tem 17 brilhantes grandes quadrados que não são muito iguais na cor nem em tamanho, tem mais 3 ditos empregados na coroa que servem de arremate para a mesma medalha. Advertindo que um dos três é muito maior que todos os outros, tem mais outros muitos miúdos de vários tamanhos, prende esta mesma medalha em um colar que tem 82 ditos brilhantes que seguem do meio para as pontas gradualmente de maior para menor.”

Toucado com armação metálica e alguns ornamentos que indicam ser de prata. Brincos de brilhantes com o famoso retrato de Dom Pedro I.

Durante a exumação feita nos remanescentes humanos da Imperatriz, foram encontrados um par de brincos em ouro 18 quilates que Dona Leopoldina foi sepultada, possivelmente um par de brincos que ela ganhou ainda bebê, pois na Áustria era comum presentear bebês com peças compostas por âmbar, que ajuda a aliviar as dores da primeira dentição da criança. O par de brincos possuía na parte de trás a letra L de Leopoldina. Especula-se que essa resina pode ser âmbar, uma resina fóssil usada como gema com características singulares.

Tiara provavelmente em ouro, pérolas de cor champanhe e dourado.

Condições de compartilhamento: Permitimos o compartilhamento do texto, ou parte dele, desde que cite a fonte desta forma:
RIBEIRO, Sabrina. As joias da Imperatriz Leopoldina. Canal Apaixonados por História – Professora Sabrina Ribeiro, São Paulo, 18 de julho de 2020. Disponível em: https://apaixonadosporhistoriacanal.com/2020/07/18/as-joias-da-imperatriz-leopoldina/
Mesmo não existindo nenhum retrato da imperatriz usando esse colar, nem nenhum documento comprovando que pertencia a ela, acredita-se que era dela. Este colar e par de brincos possuem muitos significados, representam a riqueza do Império. A peça foi confeccionada em ouro filigranado, esmalte branco, esmeraldas e rubis.

Par de brincos e colar de pérolas. Tecido bordado com pedraria azul.

Toucado de plumas bordado com elementos metálico, brincos de brilhantes e o famoso medalhão com o retrato de Dom Pedro I.

Gostaria de enfatizar que apesar de todo o luxo destacado nas fotos, a Imperatriz faleceu endividada, pois doou a muitas de suas joias e bens para suprir as necessidades de brasileiros que estavam em situação de miséria. Dona Leopoldina ajudou incontáveis famílias e enfermos durante sua vida.
“Nenhuma joia foi e é mais preciosa do que o bom coração caridoso de Dona Leopoldina.”
ASSISTA O VÍDEO NO CANAL APAIXONADOS POR HISTÓRIA:
GOSTOU? AVALIE O NOSSO TRABALHO CLICANDO NAS ESTRELAS ABAIXO!
Uma resposta em “AS JOIAS DA IMPERATRIZ LEOPOLDINA”
Amo ler tudo sobre a família.imperisl, principalmente da imperatriz Dona Leopoldina!
CurtirCurtir