Categorias
História do Brasil

QUANTOS FILHOS DOM PEDRO I TEVE?

D. Pedro engravidou uma freira chamada irmã Ana Augusta Peregrino Faleiro Toste, freira sineira do Convento de São Gonçalo, na Ilha Terceira nos Açores. O major escocês Charles Shaw explicou o caso, disse que as freiras eram bastante corretas durante o dia, mas mantinham as portas e janelas abertas ao escurecer.

Essa pergunta é muito difícil de responder com exatidão, pois os relatos são baseados em fontes como cartas e histórias contadas de geração em geração. Algumas fontes citam cerca de 31 filhos, outras mais de 43.

1º O possível primeiro filho de Dom Pedro foi Francisco da Costa Matoso, apelidado de Pedro Thierry. Filho de Dom Pedro I com a bailarina Francesa Noemy Thierry (ThieRRÍ), a criança nasceu em 1817. Entretanto o menino faleceu ainda recém-nascido, existem relatos que o bebê foi embalsamado e enviado a d. Pedro, que teria mantido o corpo de seu primeiro filho em seu gabinete até 1831.

2ª A Princesa Maria da Glória, futura Rainha Maria II de Portugal foi a primeira filha de Dom Pedro com Dona Leopoldina, nasceu em 4 de abril de 1819. (Viveu 34 anos)

3º Príncipe Miguel de Bragança, criança que Dona Leopoldina perdeu em 26 de abril de 1820.

4º Príncipe João Carlos Pedro Leopoldo Borromeu de Bragança, nasceu em 6 de março de 1821. (Viveu apenas 11 meses)

5ª Princesa Januária de Bragança, nasceu em 11 de março de 1822. (Viveu 79 anos)

6ª Princesa Paula Mariana de Bragança, nasceu em 17 de fevereiro de 1823. (Viveu apenas 9 anos)

7º Em 1823 Domitila de Castro deu a luz a um menino natimorto.

8º Rodrigo Delfim Pereira nasceu em 4 de novembro de 1823, era filho de Maria Benedita, irmã de Domitila. (Rodrigo viveu 34 anos)

9ª Isabel Maria de Alcântara (a Duquesa de Goiás) nasceu em 23 de maio de 1824, filha de D. Pedro e Domitila. Essa foi a filha preferida por Dom Pedro I. (Viveu 74 anos)

10ª Princesa Francisca de Bragança, nasceu em 2 de agosto de 1824. (Viveu 73 anos)

11º Príncipe Pedro de Alcântara, futuro Dom Pedro II, nasceu em 2 de dezembro de 1825. (Viveu 66 anos)

12º Pedro de Alcântara nasceu em 7 de dezembro de 1825, filho de Dom Pedro e Domitila. (O menino seria o Duque de São Paulo, mas faleceu com poucos meses de vida)

13º Dona Leopoldina sofreu um aborto de um feto masculino em 2 de dezembro de 1826.

14ª Dom Pedro engravidou uma moça solteira chamada Florisbela Umbelina Rodrigues Horta. A família para evitar o escândalo não permitiu que Dom Pedro assumisse a paternidade, arrumando imediatamente um marido para Florisbela. Nasceu então Ignácia Carolina Soares de Gouvêa em 1827. Faleceu em 30 de abril de 1882 (Viveu 55 anos)

15ª Maria Isabel de Alcântara Brasileira I, nasceu em 13 de agosto de 1827, filha de Dom Pedro e Domitila. (Viveu apenas 2 meses)

16º Dom Pedro engravidou uma atriz uruguaia chamada Maria del Carmen Garcia, mas a mulher sofreu um aborto no início de 1828.

17º Dom Pedro teve um filho com a Madame Clemence Saisset chamado Pedro Brasileiro Saisset que nasceu em 1829. (Viveu 73 anos)

18ª Maria Isabel de Alcântara II, futura Condessa de Iguaçu, nasceu em 28 de fevereiro de 1830, última filha de Dom Pedro e Domitila. (Viveu 66 anos)

19ª Princesa Maria Amélia de Bragança, nasceu em 1 de dezembro de 1831, filha de Dom Pedro e Dona Amélia de Leuchtenberg. (Viveu apenas 21 anos)

Condições de compartilhamento: Permitimos o compartilhamento do texto, ou parte dele, desde que cite a fonte desta forma:
RIBEIRO, Sabrina. Quantos filhos Dom Pedro I teve?. Canal Apaixonados por História – Professora Sabrina Ribeiro, São Paulo, 21 de julho de 2020. Disponível em:
https://apaixonadosporhistoriacanal.com/2020/07/21/quantos-filhos-dom-pedro-i-teve/

20º D. Pedro engravidou uma freira chamada irmã Ana Augusta Peregrino Faleiro Toste, freira sineira do Convento de São Gonçalo, na Ilha Terceira nos Açores. O major escocês Charles Shaw explicou o caso, disse que as freiras eram bastante corretas durante o dia, mas mantinham as portas e janelas abertas ao escurecer. O menino recebeu o nome de Pedro e nasceu em 1832, foi colocado na roda dos enjeitados, mas foi acolhido e bem tratado por Manuel José Pereira Leal, um alto funcionário e fiel servidor de Dom Pedro nos Açores. A criança faleceu aos 4 ou 5 anos em 1837 e foi enterrado com toda a honra e gala.

21- Dom Pedro teve um filho com Dona Maria Libânia Lobo, uma empregada de Dona Maria II. O menino recebeu o nome de Pedro de Alcântara, apelidado como Pedro Real, nasceu em 1833.

Agora iremos citar outros filhos de Dom Pedro, entretanto as informações são incompletas, como as datas, nomes das mães ou das crianças.

22- Dom Pedro teve um filho com a esposa de um dos seus ministros.

23ª Nasceu uma menina batizada como Isabel de Bourbon e Bragança, que morou no Rio de Janeiro.

24ª Outra menina também batizada como Isabel, essa morava na França.

Os próximos não sabemos se é menino ou menina:

25- Uma criança filha de Joana Mosqueira

26- Uma criança filha de Ana Steinhaussem Schuchs

27- Uma criança filha de Gertrudes Meirelles de Vasconcellos

28- Uma criança filha de Luísa Clara de Menezes

29- Uma criança filha de Letícia Lacy

30- Uma criança filha de Adozinda Carneiro Leão

31- Outra criança com Andreza dos Santos (que era uma escravizada quitandeira do Convento da Ajuda)

32- Em seu testamento, Dom Pedro I citou um filho anônimo.

Totalizando 32 filhos, isso sem contar os casos cujas famílias não permitiram o escândalo e trataram de arrumar um marido ao descobrir que suas filhas estavam gestantes de um filho de Dom Pedro.

Bom, é praticamente impossível descobrirmos quantos foram e quem são as mães de todos esses filhos, entretanto, Dom Pedro assumiu as consequências de seus atos, reconhecendo a paternidade de todos os seus filhos, legítimos e bastardos.

Pedro em agosto de 1822, por Simplício Rodrigues de Sá.

Funcionários do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro fizeram um levantamento de todos os filhos localizados de Dom Pedro I. Chegaram à conclusão que muitas das crianças batizadas na igreja de São Francisco Xavier do Engenho Velho, na qual Dom Pedro era o padrinho, na verdade poderiam ser seus filhos. Se isso for comprovado o número total passaria de 43.

Igreja São Francisco Xavier do Engenho Velho

ASSISTA O VÍDEO NO CANAL APAIXONADOS POR HISTÓRIA:

Canal Apaixonados por História

FONTES & LIVROS:

REZZUTTI, Paulo. D. Pedro: O homem revelado por cartas e documentos inéditos. Editora: LeYa.

GOSTOU? AVALIE O NOSSO TRABALHO CLICANDO NAS ESTRELAS ABAIXO!

Avaliação: 4 de 5.

Por Apaixonados por História - Professora Sabrina Ribeiro

O Canal Apaixonados por História foi criado no dia 11 de janeiro de 2020 pela historiadora, pesquisadora e Professora Sabrina Ribeiro.

O principal objetivo do canal é transmitir a fascinante história do Brasil a todos que são apaixonados por história assim como eu.
Todos os vídeos do canal são produzidos e baseados em fontes e livros que são colocados na descrição dos vídeos.
Nosso objetivo é informar a todos sobre histórias que não aprendemos ou aprendemos muito pouco na escola e no Ensino Médio.
Não defendemos ideologias ou partidos políticos.O canal tem um posicionamento neutro sobre esses assuntos. Nosso foco é informar a História.
Sua opinião será sempre bem vinda, desde que com educação e respeito você a manifeste.

E se você também é um apaixonado por história, não se esqueça de curtir os vídeos e se inscrever no canal. Deixe a sua crítica ou sugestão de vídeos nos comentários. Valorize a história do Brasil e compartilhe os vídeos com seus amigos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s