Categorias
História do Brasil

O FANTASMA DE DONA LEOPOLDINA — MUSEU NACIONAL

Cortinas se mexiam mesmo com as janelas fechadas, lustres balançavam sem qualquer ação do vento, passos soavam das escadas. A máquina de escrever emitia barulhos durante a madrugada. Todos esses acontecimentos teriam levado um antigo vigilante a pedir transferência de setor.

Antes de tudo, precisamos deixar claro a definição do que é uma lenda:

“Lenda é uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos. De caráter fantástico e fictício, as lendas combinam fatos históricos com fatos irreais que são meramente frutos da imaginação humana.”

Em 1803 o comerciante luso-libanês e traficante de escravos Elias Antônio Lopes ergueu um casarão sobre uma colina, localização que tinha uma boa vista da Baía de Guanabara. Daí vem o nome Quinta da Boa Vista.

Quinta da Boa Vista em 1808. Imagem Arquivo Nacional

Com a chegada da família real portuguesa ao Brasil em 1808, Elias doou sua propriedade ao então príncipe-regente D. João, para transformá-la na residência real. O traficante foi recompensado por isso.

O palácio foi utilizado como residência da família real portuguesa e imperial brasileira de 1808 até 1889.

Cortinas se mexiam mesmo com as janelas fechadas, lustres balançavam sem qualquer ação do vento, passos soavam das escadas. A máquina de escrever emitia barulhos durante a madrugada. Todos esses acontecimentos teriam levado um antigo vigilante a pedir transferência de setor.

Interior do Palácio de São Cristóvão antes do incêndio, Quinta da Boa Vista.

Reza a lenda que D. Pedro I teria visto a imagem de sua falecida esposa durante uma festa no palácio de São Cristóvão. Na visão, d. Leopoldina que tinha falecido deprimida em 1826 apareceu para Dom Pedro com um semblante muito triste. O imperador ficou tão apavorado que foi correndo para o quarto chorar.

Condições de compartilhamento: Permitimos o compartilhamento do texto, ou parte dele, desde que cite a fonte desta forma:
RIBEIRO, Sabrina. O fantasma da Imperatriz Leopoldina – Museu Nacional. Canal Apaixonados por História – Professora Sabrina Ribeiro, São Paulo, 25 de julho de 2020. Disponível em: https://apaixonadosporhistoriacanal.com/2020/07/25/o-fantasma-de-dona-leopoldina-museu-nacional/

Em 1892 o edifício foi transformado em um museu. Em 1938 foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Na noite de 2 de setembro de 2018 um incêndio de grandes proporções atingiu a sede do Museu Nacional, destruindo quase que totalmente o acervo em exposição.

O Museu Nacional em chamas, no dia 2 de setembro de 2018.

O edifício histórico que abrigava o museu, ficou extremamente danificado com rachaduras, desabamento de sua cobertura e a queda de lajes internas.

Se o fantasma de Dona Leopoldina apareceu, não temos como provar, mas se realmente existiu algum fantasma no Museu Nacional, com certeza foi o fantasma do descaso com a cultura e a história no Brasil.

Sede do Museu Nacional após o incêndio

ASSISTA O VÍDEO NO CANAL APAIXONADOS POR HISTÓRIA:

Canal Apaixonados por História

FONTES & LIVROS: https://extra.globo.com/noticias/rio/fantasmas-se-divertem-no-museu-nacional-471595.html Matéria de Fernanda Pontes

GOSTOU? AVALIE O NOSSO TRABALHO CLICANDO NAS ESTRELAS ABAIXO!

Avaliação: 4 de 5.

Por Apaixonados por História - Professora Sabrina Ribeiro

O Canal Apaixonados por História foi criado no dia 11 de janeiro de 2020 pela historiadora, pesquisadora e Professora Sabrina Ribeiro.

O principal objetivo do canal é transmitir a fascinante história do Brasil a todos que são apaixonados por história assim como eu.
Todos os vídeos do canal são produzidos e baseados em fontes e livros que são colocados na descrição dos vídeos.
Nosso objetivo é informar a todos sobre histórias que não aprendemos ou aprendemos muito pouco na escola e no Ensino Médio.
Não defendemos ideologias ou partidos políticos.O canal tem um posicionamento neutro sobre esses assuntos. Nosso foco é informar a História.
Sua opinião será sempre bem vinda, desde que com educação e respeito você a manifeste.

E se você também é um apaixonado por história, não se esqueça de curtir os vídeos e se inscrever no canal. Deixe a sua crítica ou sugestão de vídeos nos comentários. Valorize a história do Brasil e compartilhe os vídeos com seus amigos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s