Categorias
História do Brasil

QUANTOS INSTRUMENTOS DOM PEDRO I SABIA TOCAR? O IMPERADOR COMPOSITOR

Dom Pedro dominava diversos instrumentos musicais, como clarim, flauta, violino, fagote, trombone e cravo. Para as distrações de adolescentes tocava guitarra clássica, com esse instrumento acompanhava canções, danças populares em voga no Rio de Janeiro da época. Como o fado-luso cigano, a modinha luso-brasileira e o lundu angolano.

Nascido em uma corte que cultivava a arte, Dom Pedro I estudou música desde sua juventude. Consta que teria aprendido a tocar nada menos que 7 instrumentos. São eles: viola, violoncelo, violino, fagote, trombone, clarinete, flauta e piano.

De sua sólida formação nasceria o “Imperador Compositor”, que escreveria diversas peças ao longo de sua vida. Como instrumentista, é sabido que Dom Pedro I organizava concertos tomando parte da orquestra junto com os outros músicos.

Dom Pedro I, por Debret

Podemos atestar sua habilidade através das correspondências que a Imperatriz Dona Leopoldina enviara a seu pai, o Imperador Francisco I da Áustria, dizendo:

“Ele [Dom Pedro I] toca viola e violoncelo, toca todos os instrumentos, tanto os de corda como os de sopro. Talento igual para a música e todos os estudos, como ele possui, ainda não tenho visto”

-Imperatriz Leopoldina em carta a seu pai Imperador Francisco I

Segundo o escritor Paulo Rezzutti, Marcos Portugal (Compositor Marcos Antonio da Fonseca Portugal) maestro real e compositor de óperas e de músicas sacra, passou a dar aulas para Dom Pedro em 1811 quando chegou da Europa e encorajava o príncipe a elaborar suas próprias composições.

Lundu, por Johann Moritz Rugendas

Dom Pedro dominava diversos instrumentos musicais, como clarim, flauta, violino, fagote, trombone e cravo. Para as distrações de adolescentes tocava guitarra clássica, com esse instrumento acompanhava canções, danças populares em voga no Rio de Janeiro da época. Como o fado-luso cigano, a modinha luso-brasileira e o lundu angolano.

Sua composição mais importante é o Hino da Independência.

Em outra correspondência a Imperatriz Leopoldina aponta os dotes do marido:

“O meu marido é compositor também, faz o presente uma sinfonia e um Te Deum, composto por ele. Na verdade, são um pouco teatrais,o que é culpa de seu professor, mas o que posso vos assegurar, é que ele próprio os compôs sem auxilio de ninguém.”

-Imperatriz Leopoldina sobre o talento musical de Dom Pedro I

Este relato de Leopoldina é de grande serventia. Tendo em vista que a mãe de Leopoldina a Imperatriz Maria Teresa de Nápoles e Sicília foi uma grande incentivadora das artes de seu tempo.

Condições de compartilhamento: Permitimos o compartilhamento do texto, ou parte dele, desde que cite a fonte desta forma:
RIBEIRO, Sabrina. Quantos instrumentos Dom Pedro I sabia tocar? O Imperador Compositor. Canal Apaixonados por História – Professora Sabrina Ribeiro, São Paulo, 29 de agosto de 2020. Disponível em: https://apaixonadosporhistoriacanal.com/2020/07/29/quantos-instrumentos-dom-pedro-i-sabia-tocar-o-imperador-compositor/

Tinha bom ouvido musical, chegando a atuar como cantora em eventos na corte, como missas e oratórios. Foi protetora dos irmãos Michael e Joseph Haydn. Joseph dedicou a Maria Teresa uma missa que se chamou “Theressianmesse”.

Além disso o próprio Ludwig van Beethoven, dedicou a mãe da Imperatriz Leopoldina o “Septeto em mi bemol maior”. Bom, mas isso é assunto para outro vídeo. Voltando a Dom Pedro I…

Como compositor escrevera numerosas peças para banda, orquestra, grupos de câmara, canto e obras sacras.

Livreto do Hino da Independência do Brasil. Sob a guarda do Arquivo Nacional.

Após regressar a Europa, passou um breve período em Paris, onde conheceu o famoso compositor Gioacchino Rossini. Além disso maestro Rossini regeu uma composição musical de Dom Pedro I.

ASSISTA O VÍDEO NO CANAL APAIXONADOS POR HISTÓRIA:

Canal Apaixonados por História

FONTES & LIVROS: Entre-Rios Jornal, texto de Vinícius Pereira, SÁBADO, 03 DE AGOSTO DE 2019 https://www.entreriosjornal.com.br/coluna-d-pedro-i-imperador-compositor-1103

REZZUTTI, Paulo. D. Pedro: O homem revelado por cartas e documentos inéditos. Editora: LeYa.

GOSTOU? AVALIE O NOSSO TRABALHO CLICANDO NAS ESTRELAS ABAIXO!

Avaliação: 4 de 5.

Por Apaixonados por História - Professora Sabrina Ribeiro

O Canal Apaixonados por História foi criado no dia 11 de janeiro de 2020 pela historiadora, pesquisadora e Professora Sabrina Ribeiro.

O principal objetivo do canal é transmitir a fascinante história do Brasil a todos que são apaixonados por história assim como eu.
Todos os vídeos do canal são produzidos e baseados em fontes e livros que são colocados na descrição dos vídeos.
Nosso objetivo é informar a todos sobre histórias que não aprendemos ou aprendemos muito pouco na escola e no Ensino Médio.
Não defendemos ideologias ou partidos políticos.O canal tem um posicionamento neutro sobre esses assuntos. Nosso foco é informar a História.
Sua opinião será sempre bem vinda, desde que com educação e respeito você a manifeste.

E se você também é um apaixonado por história, não se esqueça de curtir os vídeos e se inscrever no canal. Deixe a sua crítica ou sugestão de vídeos nos comentários. Valorize a história do Brasil e compartilhe os vídeos com seus amigos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s