Categorias
História do Brasil

QUANTOS FILHOS DOMITILA TEVE? (MARQUESA DE SANTOS)

Durante a vida conjugal, Felício demonstrou ser um marido muito impetuoso e violento, dado aos vícios da bebida e jogos de azar. Ele espancava e violentava Domitila chegando ao ponto de esfaqueá-la. Contrariando as convenções sociais da época, Domitila que morava em Vila Rica fugiu com seus filhos para sua terra natal, São Paulo afim de salvar sua vida.

Domitila de Castro Canto e Melo se casou duas vezes em sua vida. Seu primeiro casamento foi realizado em janeiro de 1813 com militar muito agressivo chamado Felício Pinto Coelho de Mendonça, na época Domitila tinha apenas 15 anos. Logo a primeira filha do jovem casal nasceu no primeiro ano de casamento, batizada com o nome Francisca Coelho de Mendonça e Castro.

1ª filha de Domitila de Castro (Marquesa de Santos)

O segundo filho foi um menino, nascido em 1816, recebeu o nome do pai, Felício Pinto Coelho de Mendonça e Castro.

2º filho de Domitila de Castro (Marquesa de Santos)

O terceiro e último filho do casal foi João Coelho de Mendonça que nasceu em 1818.

3º filho de de Domitila de Castro (Marquesa de Santos)

Durante a vida conjugal, Felício demonstrou ser um marido muito impetuoso e violento, dado aos vícios da bebida e jogos de azar. Ele espancava e violentava Domitila chegando ao ponto de esfaqueá-la. Contrariando as convenções sociais da época, Domitila que morava em Vila Rica fugiu com seus filhos para sua terra natal, São Paulo afim de salvar sua vida.

Vila Rica em 1820, por Rugendas

Em agosto de 1822 Domitila, separada do marido e aguardando o processo de divórcio, conheceu o príncipe português Dom Pedro durante a viagem do príncipe para São Paulo, nessa mesma época Domitila engravidou de seu quarto filho, e primeiro com Dom Pedro, algumas fontes relatam que ela sofreu um aborto em 1823 ou que a criança nasceu morta.

4º filho de Domitila de Castro (Marquesa de Santos)

O relacionamento extraconjugal de Dom Pedro I e Domitila de Castro durou quase oito anos. De imediato o príncipe fez questão que ela se mudasse para a capital do Império, o Rio de Janeiro.

No dia 23 de maio de 1824 nasceu sua quinta filha batizada como Isabel Maria de Alcântara Brasileira, a futura Duquesa de Goiás. Dentre os mais de 30 filhos que Dom Pedro I teve, essa era sua filha preferida, pois a menina era muito meiga, gentil e amorosa.

5ª filha de Domitila de Castro (Marquesa de Santos)

Cinco dias após Dona Leopoldina dar a luz ao príncipe Pedro de Alcântara em 2 de dezembro de 1825, Domitila deu a luz a sua sexta criança, um menino também batizado como Pedro no dia 7 de dezembro de 1825, o Imperador ficou tão feliz pelo nascimento de seus dois filhos homens que cogitou a ideia de fazer do menino ilegítimo o primeiro e único Duque de São Paulo, mas sua ideia foi por água abaixo quando a criança faleceu no início de no dia 13 de março de 1826.

6º filho de Domitila de Castro (Marquesa de Santos)

Domitila engravidou novamente e deu a luz a sua sétima criança, uma menina que nasceu no dia 13 de agosto de 1827, recebeu o nome de Maria Isabel de Alcântara Brasileira, futura Duquesa do Ceará. Tragicamente a menina faleceu dois meses depois, no dia 25 de outubro vítima de meningite.

7º filho de Domitila de Castro (Marquesa de Santos)

Nesse período entre 1827 e 1830, a Marquesa de Santos e Dom Pedro terminaram e voltaram diversas vezes, o imperador tentava se afastar, mas sempre tinha recaídas.

Condições de compartilhamento: Permitimos o compartilhamento do texto, ou parte dele, desde que cite a fonte desta forma:
RIBEIRO, Sabrina. Quantos filhos Domitila teve? (Marquesa de Santos). Canal Apaixonados por História – Professora Sabrina Ribeiro, São Paulo, 112 de agosto de 2020. Disponível em:
https://apaixonadosporhistoriacanal.com/2020/08/12/quantos-filhos-domitila-teve/

A Marquesa de Santos engravidou pela oitava vez e deu a luz no dia 5 de setembro de 1830 a uma menina batizada como Maria Isabel de Alcântara Bourbon II, o mesmo nome de sua falecida irmã.

Entretanto Maria Isabel, condessa de Iguaçu deixou registrado uma história de família, dizem que ao descobrir que Domitila estava grávida, o Imperador tentou esganá-la, pois desconfiava que a criança não era dele. Nesse mesmo período Dom Pedro contraiu matrimônio com Dona Amélia de Leuchtenberg e mandou a Marquesa de Santos grávida embora do Rio de Janeiro definitivamente.

8ª filha de Domitila de Castro (Marquesa de Santos)

Depois disso ela se envolveu com o político Rafael Tobias de Aguiar, um dos homens mais ricos de São Paulo, com quem passou a morar junto sem casar antes, um escândalo para a sociedade da época, por fim acabaram se casando em 1842.

O nono filho de Domitila nasceu em 1834, recebeu o nome do pai, Rafael Tobias de Aguiar e Castro.

9º filho de Domitila de Castro (Marquesa de Santos)

O décimo filho nasceu no dia 17 de julho de 1835, batizado como João Tobias de Aguiar e Castro.

10º filho de Domitila de Castro (Marquesa de Santos)

A décima primeira criança, foi Gertrudes Tobias de Aguiar e Castro, que nasceu em 1837.

11ª filha de Domitila de Castro (Marquesa de Santos)

O décimo segundo foi Antônio Francisco de Aguiar e Castro que nasceu em 1838.

12º filho de Domitila de Castro (Marquesa de Santos)

O décimo terceiro filho foi Brasílico de Aguiar e Castro que nasceu em 1840.

13º de Domitila de Castro (Marquesa de Santos)

E o décimo quarto e último filho foi Heitor de Aguiar e Castro que nasceu em 1842.

14º de Domitila de Castro (Marquesa de Santos)

No total a Marquesa de Santos engravidou quatorze vezes, teve três filhos com seu primeiro marido Felício, cinco filhos com Dom Pedro I e seis com o fazendeiro político Rafael Tobias de Aguiar. Foram cinco meninas, oito meninos e um aborto

Se vocês quiserem saber como foi o fim da vida da Marquesa de Santos, curtam o vídeo, comentem e compartilhe esse texto.

Fotografia de Domitila de Castro Canto e Melo, Marquesa de Santos idosa.

ASSISTA O VÍDEO NO CANAL APAIXONADO POR HISTÓRIA:

GOSTOU? AVALIE O NOSSO TRABALHO CLICANDO NAS ESTRELAS ABAIXO!

Avaliação: 4 de 5.

FONTES & LIVROS: D. Pedro: O homem revelado por cartas e documentos inéditos. Autor: Paulo Rezzutti. Editora: LeYa.

Genealogia e descendência de Domitila de Castro Canto e Melo, disponível em: https://www.geni.com/people/Domit%C3%ADlia-de-Castro-1%C2%AA-marquesa-de-Santos/5090785799070043757

Descoberto túmulo de filha de Dom Pedro, matéria de Edilson Veiga. Santo André. Disponível em: http://www.santoandre.sp.gov.br/biblioteca/bv/hemdig_txt/150806004m.pdf

Por Apaixonados por História - Professora Sabrina Ribeiro

O Canal Apaixonados por História foi criado no dia 11 de janeiro de 2020 pela historiadora, pesquisadora e Professora Sabrina Ribeiro.

O principal objetivo do canal é transmitir a fascinante história do Brasil a todos que são apaixonados por história assim como eu.
Todos os vídeos do canal são produzidos e baseados em fontes e livros que são colocados na descrição dos vídeos.
Nosso objetivo é informar a todos sobre histórias que não aprendemos ou aprendemos muito pouco na escola e no Ensino Médio.
Não defendemos ideologias ou partidos políticos.O canal tem um posicionamento neutro sobre esses assuntos. Nosso foco é informar a História.
Sua opinião será sempre bem vinda, desde que com educação e respeito você a manifeste.

E se você também é um apaixonado por história, não se esqueça de curtir os vídeos e se inscrever no canal. Deixe a sua crítica ou sugestão de vídeos nos comentários. Valorize a história do Brasil e compartilhe os vídeos com seus amigos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s