Os irmãos Andradas: Martim Francisco, Antônio Carlos e José Bonifácio eram conhecidos por serem membros de uma das famílias mais ricas e de boa fama da colônia portuguesa. Descendentes de um verdadeiro clã habitantes da cidade portuária de Santos, os irmãos Andrada eram extremamente influentes na sociedade da época. Foram sem dúvidas a família que mais articulou e arquitetou no processo de Independência do Brasil. Os irmãos Martim, Bonifácio e Antônio eram além de tudo muito honestos na política.

José Bonifácio era bacharel em mineralogia, matemática, direito e filosofia. Seu irmão, Martim era bacharel em filosofia, lógica e matemática, formado pela renomada Universidade de Coimbra. Antônio Carlos formado também em filosofia e gramática ficou conhecido por sua grande habilidade em oratórias.
Após a Independência do Brasil, José Bonifácio tornou-se o principal conselheiro e ministro do Imperador Dom Pedro I e Martim passou a trabalhar na secretaria de Estado dos Negócios da Fazenda durante o primeiro período Imperial.
Segundo informações encontradas na Câmara dos Deputados, quando Martim Francisco assumiu a pasta da Fazenda no dia 4 de julho, encontrou o Tesouro completamente falido, pois desde 1808, com a vinda da Família Real para o Brasil, acumulavam-se as dificuldades econômicas. Com o retorno de Dom João VI para Portugal, tudo piorou, pois o Rei levou consigo todo o tesouro existente no Banco do Brasil, que entrou em falência. A crise financeira atingiu seu ápice em 1822.
Condições de compartilhamento: Permitimos o compartilhamento do texto, ou parte dele, desde que cite a fonte desta forma:
RIBEIRO, Sabrina. O dia que José Bonifácio foi roubado no Rio de Janeiro. Canal Apaixonados por História – Professora Sabrina Ribeiro, São Paulo, 21 de setembro de 2020. Disponível em: https://apaixonadosporhistoriacanal.com/2020/09/21/o-dia-que-jose-bonifacio-foi-roubado-no-rio-de-janeiro/
A situação do Brasil pós-independência era crítica. Martim não temeu, encarou de frente as dificuldades encontradas na economia brasileira. Com muito esforço, energia e dignidade ele conseguiu recuperar as finanças do Império parcialmente.
Muitos são os relatos que afirmam sobre a honestidade dos irmãos Andradas. Um dos episódios que podemos citar, foi quando José Bonifácio recebeu seu salário e foi ao teatro, lá acabou sendo roubado. Ao ficar sabendo do acontecido, o Imperador Dom Pedro I pediu para que Martim pagasse o salário novamente a seu irmão, ao que respondeu: “Não, majestade. O ano tem doze meses, e não treze para os protegidos.” Ele resolveu o problema dividindo seu próprio salário com Bonifácio.
Os irmãos Andradas marcaram a história do Brasil, José Bonifácio devido sua capacidade, Antônio Carlos devido sua eloquência e Martim Francisco devido suas habilidades administrativas.
ASSISTA O VÍDEO NO CANAL APAIXONADOS POR HISTÓRIA:
FONTES & LIVROS
Martim Francisco Ribeiro de Andrada – Câmara dos Deputados. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/a-camara/conheca/historia/presidentes/martim_andrada_pai1.html
D. Pedro: O homem revelado por cartas e documentos inéditos. Autor: Paulo Rezzutti. Editora: LeYa.