Categorias
História do Brasil

O DIA QUE JOSÉ BONIFÁCIO FOI ROUBADO NO RIO DE JANEIRO

Muitos são os relatos que afirmam sobre a honestidade dos irmãos Andradas.

Os irmãos Andradas: Martim Francisco, Antônio Carlos e José Bonifácio eram conhecidos por serem membros de uma das famílias mais ricas e de boa fama da colônia portuguesa. Descendentes de um verdadeiro clã habitantes da cidade portuária de Santos, os irmãos Andrada eram extremamente influentes na sociedade da época. Foram sem dúvidas a família que mais articulou e arquitetou no processo de Independência do Brasil. Os irmãos Martim, Bonifácio e Antônio eram além de tudo muito honestos na política.

Trilogia Andradina

José Bonifácio era bacharel em mineralogia, matemática, direito e filosofia. Seu irmão, Martim era bacharel em filosofia, lógica e matemática, formado pela renomada Universidade de Coimbra. Antônio Carlos formado também em filosofia e gramática ficou conhecido por sua grande habilidade em oratórias.

Após a Independência do Brasil, José Bonifácio tornou-se o principal conselheiro e ministro do Imperador Dom Pedro I e Martim passou a trabalhar na secretaria de Estado dos Negócios da Fazenda durante o primeiro período Imperial.

Segundo informações encontradas na Câmara dos Deputados, quando Martim Francisco assumiu a pasta da Fazenda no dia 4 de julho, encontrou o Tesouro completamente falido, pois desde 1808, com a vinda da Família Real para o Brasil, acumulavam-se as dificuldades econômicas. Com o retorno de Dom João VI para Portugal, tudo piorou, pois o Rei levou consigo todo o tesouro existente no Banco do Brasil, que entrou em falência. A crise financeira atingiu seu ápice em 1822.

Condições de compartilhamento: Permitimos o compartilhamento do texto, ou parte dele, desde que cite a fonte desta forma:
RIBEIRO, Sabrina. O dia que José Bonifácio foi roubado no Rio de Janeiro. Canal Apaixonados por História – Professora Sabrina Ribeiro, São Paulo, 21 de setembro de 2020. Disponível em:
https://apaixonadosporhistoriacanal.com/2020/09/21/o-dia-que-jose-bonifacio-foi-roubado-no-rio-de-janeiro/

A situação do Brasil pós-independência era crítica. Martim não temeu, encarou de frente as dificuldades encontradas na economia brasileira. Com muito esforço, energia e dignidade ele conseguiu recuperar as finanças do Império parcialmente.

Muitos são os relatos que afirmam sobre a honestidade dos irmãos Andradas. Um dos episódios que podemos citar, foi quando José Bonifácio recebeu seu salário e foi ao teatro, lá acabou sendo roubado. Ao ficar sabendo do acontecido, o Imperador Dom Pedro I pediu para que Martim pagasse o salário novamente a seu irmão, ao que respondeu: “Não, majestade. O ano tem doze meses, e não treze para os protegidos.” Ele resolveu o problema dividindo seu próprio salário com Bonifácio.

Os irmãos Andradas marcaram a história do Brasil, José Bonifácio devido sua capacidade, Antônio Carlos devido sua eloquência e Martim Francisco devido suas habilidades administrativas.

ASSISTA O VÍDEO NO CANAL APAIXONADOS POR HISTÓRIA:

FONTES & LIVROS

Martim Francisco Ribeiro de Andrada – Câmara dos Deputados. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/a-camara/conheca/historia/presidentes/martim_andrada_pai1.html

D. Pedro: O homem revelado por cartas e documentos inéditos. Autor: Paulo Rezzutti. Editora: LeYa.

Por Apaixonados por História - Professora Sabrina Ribeiro

O Canal Apaixonados por História foi criado no dia 11 de janeiro de 2020 pela historiadora, pesquisadora e Professora Sabrina Ribeiro.

O principal objetivo do canal é transmitir a fascinante história do Brasil a todos que são apaixonados por história assim como eu.
Todos os vídeos do canal são produzidos e baseados em fontes e livros que são colocados na descrição dos vídeos.
Nosso objetivo é informar a todos sobre histórias que não aprendemos ou aprendemos muito pouco na escola e no Ensino Médio.
Não defendemos ideologias ou partidos políticos.O canal tem um posicionamento neutro sobre esses assuntos. Nosso foco é informar a História.
Sua opinião será sempre bem vinda, desde que com educação e respeito você a manifeste.

E se você também é um apaixonado por história, não se esqueça de curtir os vídeos e se inscrever no canal. Deixe a sua crítica ou sugestão de vídeos nos comentários. Valorize a história do Brasil e compartilhe os vídeos com seus amigos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s