Categorias
História do Brasil

PRÊMIOS, RECONHECIMENOS E HONRARIAS DE JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA

Existe uma estátua de José Bonifácio de Andrada no Bryant Park, área bastante privilegiada em Manhattan, Nova Iorque, nos Estados Unidos.

José Bonifácio de Andrada e Silva nasceu na Vila de Santos no dia 13 de junho de 1763. Formou-se em direito e filosofia na prestigiosa Universidade de Coimbra em 1788. Deu continuidade aos seus estudos e se aprofundou em matérias como química, mineralogia, história natural, geologia, entre outros ramos. Ao longo de seus 74 anos, José Bonifácio foi professor, poeta, militar, mineralogista, político, ministro, naturalista, estadista, cientista, filosofo e matemático. Além de tudo isso ele era capaz de entender mais de 10 idiomas. Por conta de todos seus primorosos trabalhos o sábio Andrada é considerado o mais ilustre de todos os brasileiros.

• Existe uma estátua de José Bonifácio de Andrada no Bryant Park, área bastante privilegiada em Manhattan, Nova Iorque, nos Estados Unidos.

• Em 2018, o governo federal brasileiro declarou-o Patrono da Independência do Brasil, por meio de Lei no 13.615 de 11 de janeiro.

• Seu nome foi inserido no Livro dos Heróis da Pátria, em 21 de abril de 2007, dentre as comemorações do quadragésimo sétimo aniversário de Brasília.

• O Senado Federal instituiu a Medalha José Bonifácio, em sua homenagem.

• A Universidade de Coimbra em Portugal nomeou uma das galerias do Museu Mineralógico e Geológico como José Bonifácio em homenagem a um dos mais ilustres estudantes que passou por lá.

• A Casa Martim Afonso, em parceria com a Universidade Católica de Santos, mantém o Museu de Ciências da Natureza José Bonifácio de Andrada e Silva (JOBAS), em Santos.

• O presidente Itamar Franco e o ministro da Ciência e Tecnologia, José Israel Vargas, instituíram a Medalha Nacional do Mérito Científico, com a efígie de José Bonifácio de Andrada e Silva, através do decreto nº 772 de 16 de março de 1993. 

• A Sociedade Brasileira de Geologia instituiu em 1958 a Medalha de Ouro “José Bonifácio de Andrada e Silva” com o objetivo de homenagear profissionais das Geociências, associados da Sociedade Brasileira de Geologia, que tenham contribuído para o desenvolvimento e avanço do conhecimento geológico.

Condições de compartilhamento: Permitimos o compartilhamento do texto, ou parte dele, desde que cite a fonte desta forma:
RIBEIRO, Sabrina. Prêmios, reconhecimentos e honrarias de José Bonifácio de Andrada e Silva. Canal Apaixonados por História – Professora Sabrina Ribeiro, São Paulo, 9 de outubro de 2020. Disponível em:
https://apaixonadosporhistoriacanal.com/2020/10/09/premios-reconhecimenos-e-honrarias-de-jose-bonifacio-de-andrada/

• O município de Santos instituiu a Medalha e o Diploma do Mérito José Bonifácio.

• O município de José Bonifácio recebeu este nome em sua homenagem.

• A Rua José Bonifácio no bairro de São Domingos na cidade de Niterói recebeu este nome em sua homenagem. É justamente a rua onde residiu nos seus últimos anos de vida.

• O governo do Estado de São Paulo instituiu a “Semana do Patriarca da Independência” em sua homenagem.

• A um mineral do grupo da granadas foi dado o nome de Andradita, em sua homenagem, pelo mineralogista norte-americano James Dwight Dana, em 1868, considerado o pai da mineralogia nos Estados Unidos.

• O time de futebol brasileiro Santos fez uma homenagem a José Bonifácio, colocando a imagem do sábio Andrada nas camisetas dos jogadores no dia 23 de agosto de 2020 com a inscrição onde podemos ler “Orgulho de Santos”.

• Os Correios do Brasil também já homenagearam José Bonifácio pondo em circulação vários selos com sua imagem.

• Além disso diversas ruas, avenidas e escolas receberam o nome José Bonifácio em memória ao pai da pátria. Existe também o Conjunto José Bonifácio, conhecido como COHAB 2 localizado na Zona Leste de São Paulo em homenagem ao patriarca.

• Existem dezenas de estátuas e bustos espalhados por todo Brasil em sua memória.

• A Marinha do Brasil venera a memória de José Bonifácio anualmente, pois ele fundou e estruturou a Marinha de Guerra.

• Em 1942 entrou em circulação a moeda de 10 centavos com a efígie de José Bonifácio de Andrada e Silva, cunhadas na Casa da Moeda do Rio de Janeiro. Muitas medalhas e moedas comemorativas foram lançadas em honra do sábio Andrada desde 1822.

A Estação metroviária Patriarca–Vila Ré da Linha 3 Vermelha do Metrô de São Paulo recebeu esse nome em homenagem à José Bonifácio.

Na cidade litorânea de Santos existem muitos monumentos em homenagem ao patrono da Independência do Brasil. Lá também está localizado o Panteão dos Andradas onde descansa os restos mortais da Trindade Andradina composta pelos irmãos José Bonifácio, Antônio Carlos e Martim Francisco. José Bonifácio de Andrada e Silva ainda vive na memória santista.

ASSISTA O VÍDEO NO CANAL APAIXONADOS POR HISTÓRIA:

FONTES & LIVROS: Blog do Facó – José Bonifácio de Andrada e Silva. Disponível em: http://lcfaco.blogspot.com/2015/09/jose-bonifacio-de-andrada-e-silva.html

Por Apaixonados por História - Professora Sabrina Ribeiro

O Canal Apaixonados por História foi criado no dia 11 de janeiro de 2020 pela historiadora, pesquisadora e Professora Sabrina Ribeiro.

O principal objetivo do canal é transmitir a fascinante história do Brasil a todos que são apaixonados por história assim como eu.
Todos os vídeos do canal são produzidos e baseados em fontes e livros que são colocados na descrição dos vídeos.
Nosso objetivo é informar a todos sobre histórias que não aprendemos ou aprendemos muito pouco na escola e no Ensino Médio.
Não defendemos ideologias ou partidos políticos.O canal tem um posicionamento neutro sobre esses assuntos. Nosso foco é informar a História.
Sua opinião será sempre bem vinda, desde que com educação e respeito você a manifeste.

E se você também é um apaixonado por história, não se esqueça de curtir os vídeos e se inscrever no canal. Deixe a sua crítica ou sugestão de vídeos nos comentários. Valorize a história do Brasil e compartilhe os vídeos com seus amigos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s